METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA


Analise as afirmativas a seguir:

1- A leitura literária é diferente de outras leituras pois contempla a totalidade do ser humano.

2- Pode-se dizer que o prazer estético promovido pela literatura advém das emoções, das ideias, ou seja, das sensações despertadas no âmago do leitor.

3- É importante que as histórias escritas para crianças menores tenham desfechos com soluções satisfatórias para os conflitos e dificuldades apresentadas no enredo, para que elas não se sintam desalentadas diante de finais trágicos.  

Com relação à leitura literária, é correto o que se afirma em:


2 e 3, apenas.


1, 2, 3.


1 e 2, apenas.


3, apenas.


1 e 3, apenas.

Sobre o trabalho com a Metodologia de Projetos, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. Na sequência, assinale a alternativa correspondente.

 

O aluno deve ser envolvido no problema e tem que investigar, registrar dados, formular hipóteses, tomar decisões, resolver o problema, tornando-se sujeito de seu próprio conhecimento. (    )

 

O professor deixa de ser o único responsável pela aprendizagem do aluno e torna-se um pesquisador, o orientador do interesse de seus alunos. (    )

 

O professor levanta questões e se torna um parceiro na procura de soluções dos problemas, gerenciando todo o processo de desenvolvimento do projeto. (    )

 

Essa metodologia favorece a interatividade, a autonomia, a aprendizagem contextualizada e a análise crítica de outras situações similares a que o aluno desenvolve no seu projeto escolar. (    )

 

Essa metodologia muda o foco da sala de aula: do aluno para o professor; da informação para a memorização para a aprendizagem; da pesquisa para a aula essencialmente expositiva. (    )


F – V – F – V – F 


F – V – V – F – V


V – F – V – F – V 


V – F – V – V – V 


V – V – V –  V – F  

Você estudou que, o livro didático, desempenha um importante papel no processo ensino-aprendizagem. Entretanto, ele é trabalhado pelo professor, mediante seu planejamento. 

Baseando-se em seus estudos, julgue as afirmativas a seguir e escreva V (verdadeiro) ou F (falso).

1. O planejamento de ensino e plano de ensino são expressões diferentes que significam um mesmo conceito. (     )

2. O professor é o responsável por elaborar o plano de ensino que contempla a sua proposta de trabalho. É um momento de documentação. (    )

3. O planejamento de ensino envolve a atuação dos educadores no dia a dia de seu trabalho pedagógico, considerando a interação entre os educadores e os próprios educandos. (    )

4. “Para onde ir” e “quais as maneiras para se chegar lá” devem ser preocupações do professor e de toda equipe de educação, considerando as necessidades do educando e da sociedade. Planejar em educação é fundamental. (    ) 

Assinale a alternativa que contém a sequência correta:


V, F, F, V


F, F, V, V


F, V, V, F


F, V, V, V


V, V, V, V

Leia a afirmativa a seguir:

Quando a criança é reconhecida e se reconhece como pessoa de direitos e é formada a partir desse princípio, ela exerce naturalmente o seu direito de expressão e luta contra a censura e outras formas autoritárias de dominação. Além disso, ela passa a reconhecer o direito dos outros de se expressarem, compreendendo que as pessoas podem ter pontos de vista e culturas diferentes. 

Considerando este fragmento e seus estudos acerca da Literatura no Ensino Médio, avalie as afirmativas a seguir:

1. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio pouco podem contribuir com a escolha do livro didático, uma vez que não existe compatibilidade entre seus objetivos e o ensino da Literatura.

2. Alguns valores e princípios como identidade pessoal e cultural, autonomia, socialização, interação, pensamento crítico, criativo e humanista devem ser assegurados no trabalho realizado na escola.

3. A Literatura no Ensino Médio pode ser grande agenciadora do amadurecimento da sensibilidade do aprendiz, desenvolvendo seu comportamento crítico e menos preconceituoso diante das pessoas, das situações e do mundo.

4. O importante é que a sala de aula seja um espaço, efetivamente, democrático, em que os educandos possam se expressar, mostrar a sua cultura, a cultura de sua família, ou seja, tendo a sua singularidade e identidade respeitadas e estimuladas.

Estão corretas as informações contidas em:


1, 2, 3


1 e 2


2 e 3


1, 2, 3, 4


2, 3, 4

Analise as afirmações que seguem:

I- Os contos de fadas trazem um interessante substrato simbólico, que se reporta a dimensões inconscientes, sendo assim, não suportam vários significados.

II- O sucesso dos contos de fadas junto a crianças menores se justifica também pela gama de conflitos, obstáculos, níveis externos de ações, aventuras, lutas, quase sempre com final feliz, e simbolismos, que atuam no psiquismo sob forma de projeções ricas, propiciando elaborações internas.

III- A literatura infantil admite um conflito na sua composição, já que se interpõe à natureza lúdica, geradora das finalidades estéticas da arte, inclusive, da literatura, uma dimensão pragmático-educativa. 

São CORRETAS as afirmações contidas apenas em:


I, II.


I, III.


I.


III.


II, III.

A partir de seus estudos, avalie a seguinte prática pedagógica:

Ao planejar a aula, o professor selecionou seis poemas de Literatura Estrangeira de diferentes autores. Antes dos alunos chegarem à sala de aula, o educador colou, na parede, com fita crepe, cada poema, em diferentes lugares. Quando os alunos chegaram, após cumprimentá-los, o professor solicitou que os alunos passeassem na sala e escolhessem um dos poemas, posicionando-se ao lado do texto escolhido. Assim os alunos foram divididos em grupos, por meio da escolha do poema. Em seguida, o professor distribuiu para cada grupo cartolina, revistas antigas, tesoura, cola e pincéis e solicitou que o grupo fizesse um cartaz para representar o poema. Depois, o educador pediu para que o grupo escolhesse um orador para declamar o poema em língua estrangeira e outro orador para explicar o cartaz. No momento da socialização, após declamar o poema, os alunos dos outros grupos deveriam observar o cartaz e inferir as interpretações feita pelo grupo-autor. No final, o segundo orador do grupo deveria explicar o cartaz, mostrando as interpretações do grupo.

Considerando essa prática pedagógica, julgue as afirmativas:

I - A declamação do poema em língua estrangeira oportuniza o desenvolvimento da habilidade de pronúncia das palavras.

II - A divisão dos grupos feita pela escolha dos poemas possibilita o desenvolvimento da autonomia dos alunos, uma vez que oportuniza seu poder de escolha.

III - A oportunidade dada aos alunos de inferir acerca do cartaz de cada grupo possibilita o desenvolvimento da habilidade de interpretação e negociação de sentidos.

IV - A interação entre os colegas possibilita o desenvolvimento da expressão de cada integrante do grupo, além disso viabiliza a construção solidária de conhecimentos, em que um aluno contribui com a aprendizagem do outro.

V - A oportunidade de diálogo, conferida a cada integrante no trabalho em grupo, possibilita que cada um tenha voz e possa ser reconhecido pelos demais. Isso contribui com o desenvolvimento da participação democrática, garantindo o direito que cada um tem de expor seu ponto de vista e ser respeitado.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:


Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV e V.


Estão corretas as afirmativas II, III, IV e V.


Estão corretas as afirmativas III, IV e V.


Estão corretas as afirmativas I, III, IV e V.


Estão corretas as afirmativas I, II, IV e V.

- Mandaram ler este livro...

Se o tal livro for fraquinho, o desprazer pode significar um precipitado, mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação.
As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões. Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos. Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um antigo pensador romano assim formulou: Nada do que é humano me é alheio. (Cláudio Ferraretti, inédito)

De acordo com o texto, a identificação do leitor com o que lê ocorre sobretudo quando


ele conhece previamente e tem alguma intimidade com as experiências representadas numa obra.


a obra o insere em questões cujas características ele pode reconhecer.


ele sabe reconhecer na obra o valor consagrado pela tradição da crítica literária.


a obra expressa,  fórmulas sintéticas, a sabedoria dos antigos humanistas. 


a obra expressa crenças  tão verdadeiras que não dão espaço para a discussão.

Todos os usuários da Língua Portuguesa são capazes de refletir sobre ela, ao analisar possíveis variações no seu uso e ao escolher as que consideram mais adequadas ao contexto e à finalidade da comunicação.

 

De acordo com essa afirmativa, pode-se inferir que:


a observação e a análise têm por objetivo garantir a construção de conhecimentos relevantes para as práticas de produção e de recepção de textos, desconsiderando o contexto em que elas acontecem.


refletir sobre a Língua Portuguesa  é observar e analisar seu uso, considerando o contexto, tendo em vista o sucesso da comunicação. 


empregar adequadamente a Língua Portuguesa, nas mais deferentes situações de comunicação, não significa conhecer as variações das modalidades oral e escrita. 


os diferentes registros e as variedades linguísticas em nada contribuem para o uso adequado da Língua Portuguesa às situações comunicativas.


as variações linguísticas podem ser desconsideradas em situações sociocomunicativas nas quais os interlocutores apresentam domínio pleno da língua culta.

Leia, com atenção, as afirmações, a seguir, e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

 

I- Cada tipo de gramática (normativa, descritiva, de usos, entre outras) possui uma forma diferente de abordar o estudo de uma língua. (    )

 

II- As atividades elaboradas pelo professor devem levar em conta os vários tipos de gramática, e não apenas a gramática normativa. (    )

 

III- Para que uma aula de produção de texto seja bem planejada, o professor deverá adotar somente os tipos de texto como a unidade básica de ensino. (    )

IV- Para que a redação não se torne uma atividade monótona e sem proveito, pode-se oportunizar, aos alunos, a chance de corrigirem o próprio texto e reescreverem-no. (    )

 

V- No Ensino Fundamental, os modelos de leitura a serem adotados devem ser aqueles que se apoiam na linguagem enquanto instrumento de comunicação. (    )

 

Assinale a alternativa correspondente à sequência CORRETA.


F – V – F – V – V 


F – F – F – V – V


V – V – F – V – F 


V – V – V – F – F


V – F – V – F – V 

Leia o depoimento a seguir:

“Em meu primeiro dia de aula no Ensino Médio, estava sem grandes expectativas, achava que as aulas seriam apenas mais do mesmo. Eis que adentra a sala um homem grande, corpulento e carrancudo. Ele olhou para cada um de nós, alunos, como quem estava prestes a enfrentar um inimigo. Tinha um semblante intimidador. Em silêncio, ele colocou sobre a mesa sua maleta e dela tirou um calhamaço, um livro velho e amarelado, com diversas páginas visivelmente soltas. Tive vontade de rir ao vê-lo perseguindo uma folha que voou pela sala de aula, mas confesso que a curiosidade de saber do se tratava aquele livro era ainda maior. Eis que, finalmente, ele parou diante de nós e declamou, com uma voz doce e aveludada:


‘Sonhar o sonho impossível,
Sofrer a angústia implacável,
Pisar onde os bravos não ousam,
Reparar o mal irreparável,
Amar um amor casto à distância,
Enfrentar o inimigo invencível,
Tentar quando as forças se esvaem,
Alcançar a estrela inatingível:
Essa é a minha busca.’


Era ‘Dom Quixote’. Suas palavras penetraram meu ouvido de uma maneira mágica, inesquecível. Este primeiro contato foi o suficiente para perceber o amor deste homem pela Literatura. Jamais conheci alguém tão apaixonado quanto o Professor Adriano. Sua paixão me contagiou de tal maneira que não pude visualizar para mim outro futuro senão as Letras. Hoje, graduada neste curso, tenho saudades do professor que me inspirou e torço para que eu seja capaz transmitir aos meus alunos amor semelhante.”  (Beatriz Saldanha)

(Fonte: BLOG da companhia. Disponível em Acesso em: 29 ago 2016).

Normalmente, os professores novos entram na sala de aula, cumprimentam os alunos e se apresentam. Ao dedicar suas atenções ao livro que retirou da maleta, o professor Adriano teve uma conduta diferente dos outros professores. Assim, ele instaurou um clima de suspense, fomentando a curiosidade da aluna. A voz doce e aveludada do professor possivelmente surpreendeu a aprendiz, pois contrasta com as características físicas do docente “homem grande, corpulento, carrancudo” e com “semblante intimidador”.

Baseando-se em seus estudos e analisando o depoimento, julgue os enunciados a seguir: 

Primeiro enunciado:

Ao declamar o poema diante dos alunos, antes mesmo de se apresentar, o professor ressaltou o texto literário, colocando-o como o centro das atenções. Ele propiciou à aluna um momento de fruição, facilmente comprovado em seu depoimento “Suas palavras adentraram meu ouvido de uma maneira mágica, inesquecível”. 

Segundo enunciado:

A forma como o professor lida com a obra literária influencia os alunos. Ler com entusiasmo é uma forma de ressaltar a obra, cativar a atenção dos aprendizes e promover o seu encantamento literário. 

Analisando o depoimento e os enunciados, assinale a alternativa cuja resposta esteja de acordo com seus estudos:


O primeiro enunciado é inadequado e o segundo é adequado.


Os dois enunciados são adequados, e o segundo explica o primeiro. 


O primeiro enunciado é adequado e a segundo é inadequado.


Os dois enunciados são adequados, e o segundo contrapõe-se ao primeiro.


Os dois enunciados são inadequados.

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